Mundo tem mais bilionários, enquanto renda do trabalhador cai
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), durante a pandemia do novo coronavírus, o mundo tem mais bilionários, enquanto a renda do trabalhador está em queda. Os dados foram divulgados na última quarta-feira (23/9).
Segundo a Organização, nos três primeiros meses deste ano, houve uma queda de 10,7% nos rendimentos provenientes do trabalho, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. A maior perda de renda foi registrada na América, onde o percentual da perda chegou a 12,1%.
No Brasil, a renda do trabalhador caiu, em média, 20,1% no segundo trimestre deste ano, segundo uma pesquisa publicada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV SOCIAL). Além disso, no mesmo período, a desigualdade, medida pelo índice de Gini, aumentou 2,82%.
Contudo, um estudo publicado pela Oxfam Brasil revelou que 73 bilionários da América Latina e do Caribe aumentaram suas fortunas em US$ 48,2 bilhões apenas entre março e junho deste ano. Só no Brasil, os 42 bilionários do país aumentaram suas fortunas em US$ 34 bilhões no mesmo período.
