Logo

Nordeste é retrato da desigualdade

O desnível e a desigualdade social ainda são muito grandes entre as regiões Sudeste e Nordeste. A conclusão é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNDA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a PNDA, o Nordeste foi a região com maior crescimento na renda familiar média entre 2005 e 2006, atingindo 12%. As melhorias foram em saneamento dos domicílios e escolaridade da população.

Os avanços, porém, não foram suficientes para alterar as condições de vida dos nordestinos. O fato de a região concentrar municípios com o menor Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas existentes no país, ajuda a retardar o processo de igualdade e divisão de riquezas.


BOLSA FAMÍLIA

As transferências de recursos da Previdência e os programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, explicam o crescimento da renda familiar média no Nordeste nos últimos anos. O Bolsa Família ajudou no aumento da renda familiar, que passou de R$ 2 bilhões para R$ 10 bilhões por ano. Do total de 11 milhões de famílias atendidas, 5,5 milhões são da região.

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.