Logo

Novo mínimo de R$ 465 entra em vigor neste domingo

A partir deste domingo, dia 1o de fevereiro, entra em vigor o novo salário mínimo, de R$ 465. O valor representa um reajuste de 12,05% sobre os atuais R$ 415, garantindo, assim, um aumento real de 5,7% acima da inflação. A valorização do salário mínimo foi uma das conquistas que as centrais sindicais conseguiram assegurar com as Marchas Nacionais da Classe Trabalhadora, que têm sido realizadas todos os anos, desde 2004.


A marcha do final do ano já virou uma tradição importante e entrou definitivamente para o calendário sindical. Nas primeiras edições, a pauta estava mais focada na valorização do salário mínimo. No final de 2006, o governo fechou um acordo com as centrais para definir um cronograma de aumento para o mínimo até 2010. A cada ano, a marcha tem ampliado as conquistas e os trabalhadores têm conseguido colocar suas demandas na ordem do dia, com uma pauta que também interessa a toda sociedade brasileira.

Na semana passada, as centrais se reuniram com o presidente Lula para garantir o novo valor do mínimo e o respeito ao acordo firmado entre o governo federal e a representação dos trabalhadores. O presidente confirmou e deve anunciar oficialmente o reajuste em cadeia de rádio e televisão no domingo que vem (dia 1o).

A luta pela valorização do salário mínimo já conseguiu, com o novo reajuste, mais do que dobrá-lo nos últimos seis anos. Em 2003, o mínimo estava em R$ 220,00. Com a luta dos trabalhadores conseguiu elevá-lo para R$ 465,00 em seis anos. É uma conquista importante não só para quem ganha menos, mas para todo o Brasil, já que o salário mínimo vem impulsionando os rendimentos do trabalhador. 
 

De 2003 a 2008, o rendimento médio do trabalhador teve incremento de 11,3%. Há cinco anos, a média era de R$ 1.132,13, e no ano passado, atingiu R$ 1.260,24.


Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.