Papa atribui acidentes de trabalho à ganância capitalista
O papa Francisco atribuiu nesta segunda-feira (11/9) a culpa de acidentes de trabalho à procura excessiva de lucros e à "idolatria do mercado", em novo ataque ao capitalismo desenfreado que levou alguns críticos de direita a pintá-lo como um radical de extrema-esquerda.
Suas declarações foram feitas duas semanas depois que cinco trabalhadores de manutenção ferroviária foram mortos por um trem que passava na cidade de Brandizzo, no norte da Itália. O acidente está relacionado a uma suspeita de violação das normas de saúde e segurança.
"As tragédias (no local de trabalho) começam quando o foco não está mais no homem, mas na produtividade, e o homem se transforma em uma máquina de produção", disse Francisco em um discurso à associação italiana de pessoas feridas no trabalho.
Francisco comparou os frequentes relatos de tragédias no local de trabalho a um "boletim de guerra". Tais incidentes acontecem quando "o trabalho se torna desumanizado... e se transforma em uma corrida exasperada pelo lucro", disse ele.
O papa atacou a "lavagem com cuidado", por parte de empresários e políticos que "em vez de investirem na segurança (no trabalho), preferem lavar as suas consciências com algum trabalho de caridade", doando às artes ou ao esporte.
Fonte: Brasil 247.
