Logo

Paralisação nacional das escolas públicas nesta sexta pela aprovação do Piso Salarial Nacional

 

Nesta sexta-feira (14), a aula nas escolas da rede pública de ensino será nas ruas e o conteúdo será o respeito aos Profissionais da educação básica no país. No dia acontecerá uma paralisação de 24h, para pedir urgência na aprovação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) e de mais dois projetos referentes à Profissionalização e à Carreira. Os três em tramitação no Congresso Nacional.

 

O Brasil vive atualmente a discrepância de praticar 5 mil Pisos Salariais diferentes, tendo em vista o número de municípios, para os profissionais de Educação em todo o território nacional. São realidades que variam de um estado para outro. Em Pernambuco, por exemplo, um profissional com licenciatura plena recebe R$ 315,00 de piso. No Acre, esse pula para R$ 1.400,00. O projeto que estipula o PSPN pretende acabar com esse choque de realidade e estipular um salário digno e compatível com a categoria em nível nacional.

 

A paralisação desta sexta-feira será a primeira grande mobilização de 2008. Existem em todo o país, mais de 2 milhões de profissionais em educação. Destes, um milhão é filiado à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), idealizadora do movimento.

 

Serão realizadas várias atividades em todos os estados. No Distrito Federal, as aulas não serão suspensas. O SINPRO reduzirá o horário nos três turnos de aula. Nos outros estados, a programação abrange atos públicos, assembléias gerais, panfletagem, passeatas e manifestações em geral. A programação completa está no site da CNTE: www.cnte.org.br

 

Confira os principais eventos nos estados:

 

Acre: ato público em frente ao Palácio Rio Branco, a partir das 9h.

ato público em frente ao Palácio Rio Branco, a partir das 9h.

 

Alagoas: haverá assembléia geral das redes estadual e municipal, às 9h, em Maceió acompanhada de caminhada pelas ruas do centro e ato público no Calçadão do Comércio.

haverá assembléia geral das redes estadual e municipal, às 9h, em Maceió acompanhada de caminhada pelas ruas do centro e ato público no Calçadão do Comércio.

 

Amazonas: na maioria dos municípios haverá audiências públicas nas câmaras municipais.

na maioria dos municípios haverá audiências públicas nas câmaras municipais.

 

Amapá: concentração em frente ao SINSEPEAP, em Macapá, a partir das 8h.

 

Bahia: o movimento vai atingir toda as escolas da rede estadual e municipal.

o movimento vai atingir toda as escolas da rede estadual e municipal.

 

Ceará: ato público às 16h, na Praça do Ferreira e audiência publica na Câmara Municipal de Fortaleza e às 14h, na Assembléia Legislativa.

ato público às 16h, na Praça do Ferreira e audiência publica na Câmara Municipal de Fortaleza e às 14h, na Assembléia Legislativa.

 

Distrito Federal: assembléia geral na sede do SAE, no CONIC, às 9h30 tem. Debates nas escolas

assembléia geral na sede do SAE, no CONIC, às 9h30 tem. Debates nas escolas

 

Espírito Santo: ato público na Praça Oito às 9h

ato público na Praça Oito às 9h

 

Goiás: toda a rede estadual e municipal vai parar.

toda a rede estadual e municipal vai parar.

 

Maranhão: audiência pública na Assembléia Legislativa. Caso seja adiada haverá ato público, às 8h30, no Liceu Maranhense.

audiência pública na Assembléia Legislativa. Caso seja adiada haverá ato público, às 8h30, no Liceu Maranhense.

 

Minas Gerais: manifestação em Belo Horizonte, assembléia com indicativo de greve por tempo indeterminado e assembléias regionais preparatórias no interior.

manifestação em Belo Horizonte, assembléia com indicativo de greve por tempo indeterminado e assembléias regionais preparatórias no interior.

 

Mato Grosso do Sul: ato público em Campo Grande e também nas 13 regionais da FETEMS.

ato público em Campo Grande e também nas 13 regionais da FETEMS.

 

Mato Grosso: greve por tempo indeterminado, na rede estadual de ensino.

greve por tempo indeterminado, na rede estadual de ensino.

 

Pará: concentração às 9h, no CAN (Centro Arquitetônico de Nazaré), para caminhada em direção à Secretaria Municipal de Educação e ao CIG (Centro Integrado de Governo).

concentração às 9h, no CAN (Centro Arquitetônico de Nazaré), para caminhada em direção à Secretaria Municipal de Educação e ao CIG (Centro Integrado de Governo).

 

Paraíba: paralisação estadual.

paralisação estadual.

 

Pernambuco: Panfletagem às 13h na Avenida Conde da Boa Vista e às 14h debate sobre os eixos da greve, na Faculdade de Filosofia do Recife (FAFIRE)

Panfletagem às 13h na Avenida Conde da Boa Vista e às 14h debate sobre os eixos da greve, na Faculdade de Filosofia do Recife (FAFIRE)

 

Piauí: assembléias descentralizadas na rede estadual de Teresina e em cada Núcleo Regional.

assembléias descentralizadas na rede estadual de Teresina e em cada Núcleo Regional.

 

Paraná: caminhada, saindo da Praça Santos Andrade em direção ao Palácio das Araucárias, em Curitiba e uma audiência no Palácio das Araucárias (Sede do Governo).

caminhada, saindo da Praça Santos Andrade em direção ao Palácio das Araucárias, em Curitiba e uma audiência no Palácio das Araucárias (Sede do Governo).

 

Rio de Janeiro: a mobilização vai envolver apenas a rede municipal. Manifestações na parte da tarde em diversos municípios do interior.

a mobilização vai envolver apenas a rede municipal. Manifestações na parte da tarde em diversos municípios do interior.

 

Rio Grande do Norte: assembléia às 14h, em seguida caminhada com ato no Centro de Natal.

assembléia às 14h, em seguida caminhada com ato no Centro de Natal.

 

Rondônia: realizada passeata nas principais avenidas até o Palácio do governo, onde ocorrerá assembléia do SINTERO. Passeata nas ruas principais de onze municípios.

realizada passeata nas principais avenidas até o Palácio do governo, onde ocorrerá assembléia do SINTERO. Passeata nas ruas principais de onze municípios.

 

Roraima: concentração, a partir das 8h, na Praça do Centro Cívico.

concentração, a partir das 8h, na Praça do Centro Cívico.

 

Rio Grande do Sul: manifestação em frente à Secretaria Estadual de Educação, em Porto Alegre. Nos 42 núcleos do CPERS haverá manifestações nas respectivas bases de atuação.

manifestação em frente à Secretaria Estadual de Educação, em Porto Alegre. Nos 42 núcleos do CPERS haverá manifestações nas respectivas bases de atuação.

 

Santa Catarina: a categoria está em greve por tempo indeterminado desde o último dia 5.

a categoria está em greve por tempo indeterminado desde o último dia 5.

 

Sergipe: lançamento da Campanha Salarial da Rede Estadual -2008 e à tarde, marcha estadual saindo às 14h, da Praça da Bandeira, no centro de Aracaju.

lançamento da Campanha Salarial da Rede Estadual -2008 e à tarde, marcha estadual saindo às 14h, da Praça da Bandeira, no centro de Aracaju.

 

São Paulo: assembléia estadual, na Praça da República, e manifestação em frente à Secretaria Municipal de Gestão, ambas às 14h.

assembléia estadual, na Praça da República, e manifestação em frente à Secretaria Municipal de Gestão, ambas às 14h.

 

Tocantins: concentração, com carro de som, a partir das 9h, na Sede do SINTET, em Palmas, onde será realizada palestra sobre Valorização Profissional e Piso Nacional.

concentração, com carro de som, a partir das 9h, na Sede do SINTET, em Palmas, onde será realizada palestra sobre Valorização Profissional e Piso Nacional.

 

Mais informações:

Leila Santos (61) 3964-8104

Ana Paula Messeder: (61) 9213-7282

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.