Logo

Pela suspensão dos leilões de petróleo e gás

Contra a 9ª Rodada de Leilão da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis


Representantes de mais de 20 entidades de trabalhadores e de movimentos sociais realizaram no dia 5 de novembro, no Sindipetro-RJ, plenária para organizar a mobilização popular contra a 9ª Rodada de Leilão da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), prevista para os dias 27 e 28 de novembro. Na plenária, foi aprovada a realização de um grande ato público no dia 22 de novembro, com concentração na Candelária, seguido de passeata.




Sobre os Leilões


Com os leilões que ocorreram entre 1998 a 2007, as multinacionais passaram a controlar mais da metade das áreas promissoras em petróleo e gás (fonte JORNAL E&P de abril/maio-2007 editado pela Petrobrás E&P). De acordo com a Lei 9478/97, estas empresas poderão exportar todo o petróleo e todo o gás que produzirem. Portanto, é preciso suspender os atuais leilões das áreas promissoras em petróleo e gás, até que a lei seja adequada aos interesses do Brasil e dos brasileiros.




Novas reservas anunciadas pela Petrobrás reafirmam necessidade de suspensão dos leilões de petróleo e gás


Os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, e das Minas e Energia, Nélson Hubner, anunciaram a retirada de 41 blocos de exploração da 9ª Rodada de Licitação, dos 271 previstos. O motivo foi o fato relevante anunciado pela Petrobrás, onde comunica a existência de reservas equivalentes a 8 bilhões de barris de petróleo e gás natural nos reservatórios do pré-sal onde está localizado o poço de Tupi, na bacia de Santos. O governo decidiu, então, suspender a licitação de todos os blocos que têm alguma relação com as reservas descobertas, que correspondem a mais da metade dos atuais 14 bilhões de barris de petróleo que o país tem comprovadamente. As novas reservas podem fazer do Brasil uma das dez maiores nações produtoras de petróleo do mundo.




A Federação Única dos Trabalhadores - FUP/CUT manteve contatos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros que participaram da reunião do Conselho Nacional de Políticas Energéticas, ocorrida na quinta-feira, 8, na sede da Petrobrás, onde se discutiu os encaminhamentos relativos à 9ª Rodada. A Federação voltou a reafirmar o posicionamento do movimento sindical petroleiro de suspensão dos leilões de petróleo e cobrou do presidente da República e dos ministros a abertura de um amplo diálogo com os trabalhadores e os movimentos sociais sobre a política energética do país.






As reservas de petróleo e gás do país pertencem ao povo brasileiro!




Não podemos permitir mais esse crime de lesa-pátria!

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.