Petroleiros lançam campanha salarial nesta sexta (5)
Nesta sexta-feira, 05, a FUP e seus sindicatos filiados realizam uma série de atos pelo país afora, abrindo oficialmente a campanha salarial 2008, que tem como tema Soberania e Valorização do Trabalhador. Além de discutir com os trabalhadores do Sistema Petrobrás os eixos da campanha salarial, os sindicatos ampliarão o debate, enfocando, principalmente, a necessidade de uma ampla mobilização nacional para garantir o controle estatal e social das reservas do pré-sal.
Uma das frentes de luta é o abaixo assinado lançado pela FUP para apresentar ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular, visando a consolidação do monopólio estatal do petróleo, o fim das concessões para exploração das jazidas brasileiras de petróleo e gás, a destinação social dos recursos gerados por estas atividades e o fortalecimento da Petrobrás enquanto empresa eminentemente pública. Precisamos coletar 1,3 milhão de assinaturas para encaminhar o projeto de lei de iniciativa popular. O envolvimento de toda a categoria petroleira nesta campanha é fundamental.
No último dia 03, a FUP participou de um debate com a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), realizado na sede da CUT, em São Paulo, onde as lideranças do MST, UNE, Via Campesina, UBES, Coletivo Intervozes, entre outras, deliberaram por fortalecer este movimento nacional em defesa da soberania, participando da coleta de assinaturas pelo projeto de lei de iniciativa popular. O abaixo assinado pode ser acessado aqui.
Veja como participar dos atos desta sexta-feira, 05:
Espírito Santo - o sindicato realiza seminário em São Mateus, ampliando o debate com os trabalhadores e movimentos sociais sobre a importância de uma nova legislação para o setor petróleo.
Duque de Caxias - o sindicato fará ato às 18 horas no centro de Caxias, abordando as descobertas do pré-sal e a importância de garantir o controle estatal e social sobre estas riquezas.
Minas Gerais - o sindicato realiza na manhã ato conjunto com a CUT e movimentos sociais em frente à Regap.
Unificado do Estado de São Paulo - o sindicato fará atos na entrada do expediente na Replan, Recap e Terminal de Guararema. Às 13h, o sindicato realiza um ato político no Edisp, sede da Petrobrás em São Paulo.
Ceará - o sindicato realiza um programa de rádio específico sobre o pré-sal e o marco regulatório que irá ao ar entre às 8h e 9h, na rádio Dragão do Mar, de Fortaleza, com transmissão para todos os estados do Nordeste.
Rio Grande do Norte - o sindicato organiza ato político às 8 horas, em frente à sede da Petrobrás, em Natal.
Bahia - o sindicato fará atos na entrada do expediente em todas as unidades do Sistema Petrobrás.
Paraná/Santa Catarina - o sindicato debaterá com os trabalhadores os eixos da campanha e o marco regulatório.
Norte Fluminense - o sindicato participa do Grito dos Excluídos, no dia 7 de setembro, em Macaé, Rio das Ostras e Campos. Os petroleiros, junto com o MST e a Pastoral da Juventude, vão participar de atos e panfletagens durante o desfile cívico, enfocando a questão do pré-sal e a soberania.
Amazonas - o sindicato realiza atos na Reman e na Transpetro, na segunda-feira, 08.
Uma das frentes de luta é o abaixo assinado lançado pela FUP para apresentar ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular, visando a consolidação do monopólio estatal do petróleo, o fim das concessões para exploração das jazidas brasileiras de petróleo e gás, a destinação social dos recursos gerados por estas atividades e o fortalecimento da Petrobrás enquanto empresa eminentemente pública. Precisamos coletar 1,3 milhão de assinaturas para encaminhar o projeto de lei de iniciativa popular. O envolvimento de toda a categoria petroleira nesta campanha é fundamental.
No último dia 03, a FUP participou de um debate com a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), realizado na sede da CUT, em São Paulo, onde as lideranças do MST, UNE, Via Campesina, UBES, Coletivo Intervozes, entre outras, deliberaram por fortalecer este movimento nacional em defesa da soberania, participando da coleta de assinaturas pelo projeto de lei de iniciativa popular. O abaixo assinado pode ser acessado aqui.
Veja como participar dos atos desta sexta-feira, 05:
Espírito Santo - o sindicato realiza seminário em São Mateus, ampliando o debate com os trabalhadores e movimentos sociais sobre a importância de uma nova legislação para o setor petróleo.
Duque de Caxias - o sindicato fará ato às 18 horas no centro de Caxias, abordando as descobertas do pré-sal e a importância de garantir o controle estatal e social sobre estas riquezas.
Minas Gerais - o sindicato realiza na manhã ato conjunto com a CUT e movimentos sociais em frente à Regap.
Unificado do Estado de São Paulo - o sindicato fará atos na entrada do expediente na Replan, Recap e Terminal de Guararema. Às 13h, o sindicato realiza um ato político no Edisp, sede da Petrobrás em São Paulo.
Ceará - o sindicato realiza um programa de rádio específico sobre o pré-sal e o marco regulatório que irá ao ar entre às 8h e 9h, na rádio Dragão do Mar, de Fortaleza, com transmissão para todos os estados do Nordeste.
Rio Grande do Norte - o sindicato organiza ato político às 8 horas, em frente à sede da Petrobrás, em Natal.
Bahia - o sindicato fará atos na entrada do expediente em todas as unidades do Sistema Petrobrás.
Paraná/Santa Catarina - o sindicato debaterá com os trabalhadores os eixos da campanha e o marco regulatório.
Norte Fluminense - o sindicato participa do Grito dos Excluídos, no dia 7 de setembro, em Macaé, Rio das Ostras e Campos. Os petroleiros, junto com o MST e a Pastoral da Juventude, vão participar de atos e panfletagens durante o desfile cívico, enfocando a questão do pré-sal e a soberania.
Amazonas - o sindicato realiza atos na Reman e na Transpetro, na segunda-feira, 08.
