Por falha na segurança, bancos são multados em R$ 3,2 mihões
A responsável pela multa é a Ccasp (Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada), formada por órgãos do governo como Polícia Federal, que a dirige, e Exército, por entidades patronais como a Febraban e laborais como a CUT.
A portaria com as multas - aprovadas em reunião ocorrida em dezembro de 2008 e referentes a fiscalizações do ano passado - foi publicada no último sábado do "Diário Oficial" da União.
As instituições notificadas foram:
Bradesco (R$ 1,3 milhão)
Caixa Econômica Federal (R$ 569 mil)
Unibanco (R$ 345 mil)
Itaú (R$ 282 mil)
Santander (R$ 203 mil)
Nossa Caixa (R$ 191 mil)
Banco do Brasil (R$ 106 mil)
Real (R$ 102 mil)
Banespa (R$ 48.416,55)
HSBC (R$ 21.282)
Sudameris (R$ 10.641)
Safra (R$ 5.852,55)
Entre as instituições que podem ter agências interditadas estão a Caixa Econômica Federal e a Nossa Caixa, em São Paulo, Bradesco, no Rio, e Banco do Brasil, no Amazonas. Empresas de segurança privada e que transportam valores também foram multadas. Os bancos podem recorrer à direção-geral da PF e, depois, ao Ministério da Justiça -se quiserem, ainda podem contestar judicialmente.
As multas, segundo a PF, prescrevem em cinco anos. Em 2008, bancos e empresas de segurança receberam, ao todo, multas de R$ 21,5 milhões -R$ 16,2 milhões (75%) na conta dos bancos. Para funcionar, qualquer agência ou posto bancário necessita de um plano de segurança, analisado anualmente pela PF. O descumprimento do plano é a causa da maioria das notificações.
Segundo Wilson Gutierrez, superintendente das assessorias técnicas da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as multas não significam o descaso das instituições. "Os bancos investem, por ano, R$ 7 bilhões com segurança." O Banco do Brasil disse seguir rigorosamente as determinações e ainda avalia se recorrerá. O Bradesco, a Caixa e a Nossa Caixa vão recorrer, pois alegam que suas agências cumprem os requisitos de segurança.
Folha Online
