Logo

Procon de Itapetinga instaura inquérito para apurar denúncias de filas nos bancos

Visando o cumprimento da Lei Municipal 768/98, sancionada pelo Decreto N° 3.022/2006, que estabelece no parágrafo único, Artigo 1º, que os usuários dos serviços bancários não devem ser constrangidos a um tempo de espera superior a 20 minutos, o Ministério Público (Promotoria do Consumidor) através do atuante Promotor Dr. José Junseira, já instaurou Inquérito Civil para apurar as denúncias de cidadãos que usam o serviço bancário em Itapetinga. Entre as reclamações estão: filas crescentes, demora no atendimento, eventuais falhas nos sistemas entre outras.


Filas - uma rotina de incômodo nas agências...


O Promotor já notificou as quatro agências {Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Nordeste e Bradesco}. O prazo para defesa, estabelecido pelo MP termina no próximo dia 14. Para resolver o problema à curto prazo, o promotor pretende celebrar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) a fim de que os bancos possam se adequar às normas estabelecidas na Lei Municipal em vigor (768/98).


Dicas para não demorar muito nas filas até que os problemas sejam resolvidos:


Evitar as datas de maior concentração de pessoas nas agências, normalmente nos dias 5, 10, 25 e 30/31 de cada mês, 2ª e 6ª feiras, vésperas e dias seguintes a feriados e 5º dia útil do mês;

Programe seu horário para ir ao banco, evitando os horários de pico - abertura da agência, almoço e próximo ao fim do expediente. Das 11h15 às 12h15 e das 14h às 15h15 normalmente se registram menores fluxos de pessoas nas agências; Administrar as datas de vencimento de suas contas, aproveitando para pagar o maior número de contas de uma só vez, também é uma solução.


Fonte: Ministério Público - Promotoria do Consumidor: Titular: Dr. José Junseira Almeida de Oliveira.


Colaboração: www.hnnet.com.br/dimensao

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.