Rendimento médio dos brasileiros diminui 82% por conta do covid-19
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o mês de maio, que marcou o pico de casos em diversas capitais do Brasil, registrou uma queda média de 82% no rendimento dos brasileiros. Os dados foram divulgados na última quinta-feira (02/07).
A pesquisa do Ipea mediu os efeitos da pandemia através da diferença entre a renda efetivamente recebida e a renda habitualmente recebida. O Instituto tem como base os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além disso, o levantamento também destacou a importância do auxílio emergencial pago pelo governo federal aos trabalhadores que tiveram seus rendimentos afetados por conta da pandemia. Aqueles que têm renda próxima de um salário-mínimo receberam só 49% da renda habitual, com o auxílio a renda se aproxima dos 100% do que seria antes da pandemia.
Por isso, o Instituto ressalta que mesmo com a pandemia diminuindo os seus efeitos, uma parte da população vai continuar sendo afetada. Neste caso, será essencial manter a ajuda financeira para algumas categorias e uma parcela da população.
