SEEB-SE promove ato pelo Emprego
Por volta das 9h30 de hoje, o Sindicato dos Bancários de Sergipe esteve na agência do banco Real ABN, no centro de Aracaju, entregando aos funcionários do banco o Manifesto em Defesa do Emprego. Retardando, em uma hora a abertura da agência como forma de também envolver a população, o ato aconteceu em todas as agências Real ABN no Brasil. O objetivo é chamar a atenção dos patrões para a situação dos funcionários, que estão apreensivos com o destino da empresa devido a anunciada fusão do REAL-ABN com o Santander. "É importante envolver o maior número possível de bancários, pois o Santander já anunciou que comprando o Real ABN promoverá quase 19 mil demissões. O Sindicato, então, saiu em defesa do emprego", disse Jeane Mércia, diretora do Sindicato.
O Sindicato discorda da política de enxugamento, e entende ser importante juntar-se a outros sindicatos do Brasil para tentar evitar que mais trabalhadores sejam demitidos - como aconteceu recentemente em Sergipe, onde três bancários já foram demitidos. "Juntos, os dois bancos lucraram, nos últimos nove anos, no Brasil, mais de R$ 15 bilhões, e, por tanto, não tem a necessidade de demitir", disse José Souza, presidente do Sindicato dos Bancários.
Durante a conversa que teve com os bancários do Real ANB, Souza alertou sobre a necessidade de se ter atenção redobrada diante da possibilidade de fechamento de agências e, consequentemente, haver demissões em massa. O Sindicato exige do ABN a contrapartida social. O compromisso com o emprego e com os direitos dos trabalhadores. |