Logo

Segurança bancária para a categoria

Transporte de valores não pode ser feito por bancários. Sindicato luta por portas de segurança nas agências e abertura de CAT em casos de assaltos



São Paulo - O Sindicato dos Bancários de Santa Rosa (RS) denunciou o Bradesco ao Ministério Público do Trabalho em 1994, sob acusação de que o banco estava utilizando funcionários da área administrativa para fazer transporte de valores.

Durante a investigação do MPT ficou constatado que a instituição financeira desviava funcionários dos serviços burocráticos administrativos para buscar quantias em dinheiro no Banco do Brasil para clientes preferenciais. O banco colocou em perigo a segurança de seus funcionários, que eram obrigados a utilizar seu próprio veículo para transportar o dinheiro.

Agora a Justiça determinou que o banco está proibido de designar funcionários (exceto vigilantes) para fazer este tipo de trabalho e qualificou como abusiva e ilegal a conduta do banco, classificando como abuso do poder de empregador a atitude da instituição. A instituição será multada caso descumpra a determinação da Justiça.

A decisão foi da 2ª Vara do Trabalho de Porto Alegre e mantida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS). A decisão reforça a reivindicação do Sindicato que defende o fim do transporte e guarda de qualquer numerário, malotes e de chaves de acesso aos cofres por parte dos bancários.

Segurança bancária - Em menos de 15 dias foram
assaltadas as agências Cruz Preta, Líbero Badaró e Trianon do Bradesco. No último assalto, um bancário foi agredido. "Nenhuma dessas agências tinha porta de segurança, e esta é uma das medidas que deve ser tomada para proteger os bancários", diz a secretária-geral do Sindicato, Juvândia Moreira. "A abertura da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) em casos de assaltos também faz parte da luta na Campanha Nacional 2007", completa a secretária. "A segurança bancária deve ser discutida por você, bancário, durante a campanha. Participe das plenárias e vá a passeata no dia 19, quarta-feira: motivos não faltam", completa Juvandia.

Gisele Coutinho - 10/09/2007

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.