Sindicato consegue avanços, após protesto em frente ao Centro Administrativo
Após um desgaste de cinco meses, na tentativa de negociar a Minuta Específica do Banese, finalmente, na manhã do último dia 8, a diretoria do Banco recebeu a diretoria do Sindicato dos Bancários para uma conversa, que acabou de forma positiva. O presidente do Banese, João Andrade, comprometeu-se em formalizar um documento garantindo os direitos que já estão sendo praticados pelo Banco.
"Vamos dar uma resposta ao documento do Sindicato. Nós faremos um termo de compromisso de mantermos esses direitos garantidos até o mês de agosto, e essa discussão volta à pauta em setembro para a Convenção Coletiva 2008/2009", propôs João Andrade.
A proposta de formalizar um termo de compromisso com a manutenção dos direitos que já estão sendo praticados pelo Banco foi bem recebida pela Diretoria do Sindicato. "A idéia não era sairmos do encontro como vencidos ou vencedores, mas garantindo os direitos dos baneseanos", disse José Souza, presidente do Sindicato.
Ontem, dia 12, conforme combinado, o Banese protocolou o documento. "Entretanto, o documento se limita à garantia do acordo velho, sem nenhuma novidade com relação às novas cláusulas constantes da minuta 2007/2008", lamenta Souza.
Na próxima quinta-feira, dia 21, às 18h30, o sindicato realizará assembléia com os baneseanos para discutir o conteúdo da resposta do banco, visando conseguir avanços também nas novas cláusulas.
Representando o sindicato, participaram, além do presidente José Souza, os diretores Ivânia Pereira, Luiz Alves (Lula), José Américo, Augusto Cezar Barboza, Edson Moreira, além da advogada Meirivone Aragão e do economista Luís Moura, coordenador do Dieese/SE.
Pelo Banese, participaram os diretores Augusto dos Santos, Vera Lúcia de Oliveira, Carlos Tavares e Edson Caetano, além dos advogados Washington Souza e Juvenal Rocha.