Logo

União africana planeja criação de 1º banco de investimentos

A União Africana (UA) pretende criar a primeira instituição bancária de investimentos da África dentro de dois anos e analisa a possibilidade de instituir no continente uma Bolsa de Valores Pan-Africana. Recentemente, segundo a agência de notícias Panapress, a UA assinou um acordo oficial com a Líbia, país que abrigará o futuro Banco Africano de Investimento (BAI), para permitir o lançamento de estudos técnicos sobre as vertentes institucional e organizacional deste instrumento de financiamento.

Esta semana, o comissário da UA para Assuntos Econômicos, Maxwell Nkwezalamba, afirmou em Adis Abeba, capital da Etiópia, que os esforços para a criação das primeiras instituições financeiras da UA estão "avançando a passos largos" para corrigir o subdesenvolvimento industrial que prevalece no continente africano.


A UA joga também papel de líder no que diz respeito aos esforços para acelerar a integração econômica do continente, através da criação de uma Bolsa de Valores Pan-Africana.


Segundo Mkwezalamba, o novo banco de investimento completará o trabalho do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), que desempenhou papel importante no financiamento de projetos de infra-estrutura, e oferecerá também apoio financeiro ao setor privado.


"Dentro de um ou dois anos, deverá ser possível assinar e ratificar, pelos diferentes Estados africanos, o protocolo sobre a criação do banco", explicou o comissário da UA, em entrevista à Panapress, à margem do Fórum do Setor Privado Africano, que começou na terça-feira, em Adis Abeba.


Industrialização
Os agentes do setor privado africano se reuniram na capital etíope em dois dias de conferência para examinar os meios para uma ação eficaz na promoção do programa de industrialização do continente.


"No que diz respeito às questões de infra-estrutura, a maioria das instituições intervém apenas a nível nacional. Este banco de investimento financiará auto-estradas que garantam a ligação entre vários países", explicou Mkwezalamba.


A UA criou um Comitê Diretor Técnico encarregado de lançar estudos sobre a preparação da criação deste banco, com destaque para suas fontes de financiamento, gestão e quadro institucional.


Mkwezalamba lembrou que a UA assinou com a Líbia, há duas semanas, um Memorando de Acordo sobre o lançamento dos estudos necessários, visando, sobretudo, a definir as formas de financiamento para a construção de infra-estrutura, como estradas transfronteiriças e ligações telefônicas no continente. "Esta equipe refletirá sobre os detalhes, em particular, o local das filiais do banco", acrescentou.


Por sua vez, o ministro da Indústria etíope, Tadesse Hailu, elogiou a perspectiva de criação do BAI e o projeto da Bolsa dos Valores Pan-Africana, explicando que são oportunidades para impulsionar as mudanças econômicas da África.


"São iniciativas felizes para criar importantes mercados na África e ajudar a promover os esforços a favor da integração econômica regional", afirmou o ministro da Indústria da Etiópia, país que, no final deste mês, recebe a cúpula de Chefes de Estado e de Governo da UA.


Fonte: Agência Lusa

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.