Menu
redes sociais 2023

Novembro: mês da Consciência Negra

Manifestações, cortejos e apresentações culturais fazem parte da programação do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Embora, há anos, os movimentos sindical e social promovam uma série mobilizações, este é o segundo ano em que se comemora oficialmente da data. Isso porque, apenas em 2011, com a presidenta Dilma Rousseff, é que a lei 12.519 foi sancionada, instituindo o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data lembra o falecimento do líder negro, Zumbi dos Palmares.

Na Bahia, um dos estados com maior concentração de negros no país, os movimentos sindical e social preparam, além da tradicional passeata pelo centro de Salvador, a 4ª Lavagem da Estátua de Zumbi. O evento acontece na terça-feira da próxima semana (20/11), a partir das 13h, na Praça da Sé.

As entidades do movimento negro aproveitam a oportunidade para chamar a atenção para o racismo, ainda muito recorrente no país, e todo o tipo de preconceito sofrido pela população negra. Os manifestantes também cobram mais políticas públicas para acabar com a desigualdade no Brasil e na Bahia.

Quem organiza a lavagem é a Unegro (União de Negros pela Igualdade), juntamente com a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Abam (Associação das Baianas de Acarajé e Mingau da Bahia), CEN (Coletivo de Entidades Negras), FNMN (Fórum Nacional de Mulheres Negras) e o Instituto Quilombista.


SEEB-BA

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar