No Dia Nacional de Luta, centrais realizarão caminhada no centro de Salvador
Fim do fator previdenciário, jornada de 40 horas semanais, reajuste para os aposentados e investimentos em saúde e educação são algumas das reivindicações dos trabalhadores na paralisação desta quinta-feira (11/07). Nesta terça-feira (09/07), sete centrais sindicais se reuniram em uma coletiva, no Sindicato dos Comerciários da Bahia, em Nazaré, para convocação do Dia Nacional de Luta.

“A ideia é promover uma grande caminhada, com concentração de todos os trabalhadores, às 11h, no Campo Grande até a Praça Municipal, reivindicando efetivamente e fazer com que o governo fique atento às nossas necessidades”, afirma o presidente da CTB-BA, Aurino Pedreira.
A ocasião vai reunir não só os bancários, mas outras categorias, como rodoviários, operários da construção civil e do polo, professores, comerciários, metalúrgicos, médicos e o funcionalismo público, todos em prol de mudanças no país. O objetivo dos trabalhadores é pressionar as autoridades para aprovações de projetos parados há anos no Congresso Nacional, promover melhorias na educação, no transporte público e também combater a violência com a juventude negra e dar fim ao projeto de lei 4330, favorável à terceirização. É fundamental a participação de todos.
Para o vice-presidente do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos, a mobilização tem um significado importante, por representar a unidade dos trabalhadores em torno de uma pauta mais avançada. “Além dos itens gerais, claro, vamos levantar a bandeira de regulamentação do sistema financeiro e melhorias das condições de trabalho, visto que os bancos são os que mais lucram no país e também os que mais adoecem os trabalhadores”, ressalta.
A coletiva de convocação contou com presença da imprensa, dos presidentes da CTB-BA, Aurino Pedreira, da Força Sindical, Nair Goulart, da UGT, Magno Lavigne, da CUT-BA, Cedro Silva, da Nova Central Sindical de Trabalhadores, José Ramos e dos coordenadores da Intersindical, Maslova Freitas e da Com Lutas, Magno Lavigne.
SEEB-BA

