Primeira etapa da Campanha Salarial
A campanha salarial dos bancários este ano não será diferente das outras do ponto de vista das estratégias. Por outro lado, do ponto de vista do cenário, da participação, das negociações e das conquistas cada ano tem um desfecho diferenciado. Portanto, é importante viver, dominar, compreender todas as etapas com intensidade e ter participação efetiva, sobretudo, torcer para um final feliz com grandes conquistas para a categoria.
A estratégia no momento é a construção da pauta de reivindicação para entregar aos banqueiros. O Comando Nacional já tirou como a principal arma para este momento a distribuição dos questionários da pesquisa entre os bancários, que orientará nossa campanha no sentido de priorizar as principais reivindicações rumo à pauta final com questões econômicas, sociais e especificas. É a primeira etapa do ponto de vista estratégico da campanha que eu destaco como importante.
Entendo que o bancário é o principal protagonista da construção da campanha salarial como um todo. Isto porque quem constrói as reivindicações, tende a se sentir sujeito do processo. Por isso, vamos todos responder aos questionários e encaminhá-los às nossas entidades sindicais.
Por fim, vamos nos preparar acompanhando toda a campanha salarial, lotando as assembleias dos sindicatos e mobilizando todos os trabalhadores para o que der e vier. Se houver necessidade, utilizaremos nossa última arma que é a greve. O SINDICATO SOMOS NÓS!
*João Milton Santos é diretor de Imprensa e Comunicação da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe.