Funcef promete enviar à Previc pedido de reconsideração sobre FAB e FRB
Entidades representativas dos empregados da Caixa se reuniram com a Funcef nesta terça-feira (11/10), para solicitar que ela envie um pedido de reconsideração para que a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) reanalise o funcionamento do Fundo de Revisão de Benefício (FRB) e Fundo de Acumulação de Benefício (FAB) a fim de garantir estas duas conquistas aos participantes.
“Estivemos na Previc e, a partir das nossas explanações, a Superintendência acolheu nosso pedido de analisar os impactos dos Fundos, mas a Funcef precisa enviar um pedido de reconsideração”, informou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.
Gilson Santana, presidente da Funcef, informou que o pedido, juntamente aos documentos solicitados, será enviado à Previc, mas o debate sobre os impactos dos fundos não é consenso na Fundação. “Não está em debate, dentro da Fundação, o fim de nenhum dos dois fundos, mas acredito que a gente não deve tirar do radar o risco de ruína do plano Saldado”, opinou.
As entidades propuseram um amplo debate sobre o funcionamento dos fundos e o real impacto nos planos da Funcef para que as conquistas permaneçam, bem como a manutenção da solvência, liquidez, equilíbrio e perenidade dos planos.
O presidente da Fenae lembrou que, embora estes dois mecanismos só existam na Funcef, não é justificativa para retirar este direito dos participantes. “A gente sabe que há dispositivos diferentes também na Petros e Previ (fundos de pensão da Petrobras e Banco do Brasil, respectivamente), e não é por isso que devem acabar”, disse. Ele também solicitou o acesso prévio aos estudos realizados dentro da Fundação sobre os impactos do FAB e FRB.
Fonte: Fenae.

