CA da Caixa adia a decisão sobre as Lotéricas

Após pressão das entidades sindicais e a ação do representante dos empregados, Antônio Messias Bastos, o Conselho de Administração (CA) da Caixa adiou a decisão sobre a transferência das operações dos jogos, para a subsidiária Caixa Loterias, que seria reativada para este fim.
A transferência seria votada na reunião do CA desta segunda-feira (18/3), mas foi retirada da pauta após Messias solicitar documentos e mais informações sobre o tema. Ele foi o primeiro a denunciar a medida publicamente e já tinha cobrado explicações da direção do banco sobre o motivo da mudança.
A previsão é que o tema volte a ser discutido daqui a 10 a 15 dias. Este é um tempo importante para que o movimento sindical possa se mobilizar para impedir esta medida, que pode enfraquecer a Caixa e comprometer o seu papel social, que é de extrema importância para os brasileiros.
Vale lembrar que cerca de 40% do lucro da Caixa com Loterias é para investimentos em saúde, educação e projeto sociais. Em 2023, dos 23,4 bilhões arrecadados em Loterias, 9,2 bilhões foram para destinação social, o que estaria ameaçado com essa mudança.
Outro receio do movimento sindical é de que a reativação da subsidiária Caixa Loterias seja uma medida para possibilitar a privatização desta parte do banco, como ocorreu com a Caixa Seguridade, que foi vendida ao capital privado.

