Menu
redes sociais 2023

Categoria bancária ainda convive com as LER/Dort

28 de abril dia de combate as ler.dort jpg 87073

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) atingem trabalhadores em todo o mundo, provocando dor e afetando a qualidade de vida, a produtividade laboral, além da vida familiar e financeira. As doenças são consideradas um problema de saúde pública mundial desde os anos 2000, quando foi criado o Dia Mundial de Combate à LER/DORT: 28 de fevereiro.

Apesar de ser um problema geral, algumas categorias sofrem mais com o acometimento das LER /Dort, como é o caso dos bancários, que têm um histórico de adoecimento e afastamento por doenças que causam sofrimento físico e mental.

De acordo com Observatório de Saúde do Trabalhador, do Ministério Público do Trabalho, com dados do INSS, em 2022, 21,1% de todos os acidentes de trabalho sofridos por bancários e reconhecidos pelo INSS foram relacionados com doenças osteomuscular e do tecido conjuntivo, bem como 14,5% relacionados aos transtornos nervosos. Ou seja, cerca de 35% de todos os acidentes de trabalho bancário no Brasil ainda estão relacionados às LER/DORT.

Os números são preocupantes e as entidades sindicais seguem na luta para encontrar formas de proteger a saúde dos trabalhadores. Este é um tema recorrente na negociação com os bancos e estará em discussão durante a campanha nacional da categoria este ano.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar