BTG Pactual lidera ranking de reclamações no BC
Com um índice de 34,1, o conglomerado do BTG/Pan lidera disparado o ranking de reclamações dos clientes junto ao Banco Central no quarto semestre de 2023.O índice é calculado a partir do número de reclamações procedentes dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.
Em segundo lugar aparece o conglomerado do PagBank/PagSeguro, com índice de 20,35 o terceiro colocado da lista é o Bradesco, com 18,96.
Entre as reclamações mais frequentes no quarto trimestre de 2023 estão “irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito” é a de maior ocorrência, com 1.934 registros.
As reclamações contra os bancos podem ser registradas no Banco Central pelo telefone 145 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h), ou no site do BC, para ajudar no processo de regulação e fiscalização do sistema financeiro. A reclamação registrada contribui para o ranking, para a melhorias na legislação e na promoção de ações de fiscalização e de educação financeira.

