29º Congresso dos funcionários do BNB aprova minuta para campanha 2024

Depois de três dias de intensos debates, os delegados e delegadas do 29º Congresso dos Funcionários do Banco do Nordeste (CNFBNB) aprovaram a minuta com as reivindicações específicas para negociar com a empresa durante a campanha salarial deste ano. O evento foi realizado na cidade de Beberibe, no Ceará, entre os dias 30 de maio e 1º de junho, com a participação de trabalhadores das bases com atuação do BNB.
Entre as questões aprovadas estão a defesa da saúde do bancário e da bancária; condições de trabalho/estrutura das unidades; melhorias no Plano de Cargos e Rendimentos (PCR) e a defesa do fortalecimento do BNB como banco essencial para o desenvolvimento dos estados em que está presente.
Os delegados e delegadas da Bahia e Sergipe participaram ativamente dos três dias do Congresso, onde foram abordados temas relevantes, indo desde os impactos dos juros na economia até os desafios das mudanças climáticas e da inteligência artificial.

As discussões e propostas apresentadas ao longo dos três dias refletem a preocupação dos trabalhadores com temas críticos para a região e o país, e a necessidade de ações concretas para enfrentar os desafios socioeconômicos e ambientais.
Para o diretor da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Waldenir Britto, o Congresso foi positivo. “O que se viu em todas delegações presentes foi uma grande preocupação com as condições de trabalho (sistemas lentos, metas abusivas, assédios, dentre outras); as condições de saúde dos bancários/as, com grande atenção para a saúde mental, pois se ver um elevado número de afastamentos, além da necessidade da melhoria do plano de cargos e remuneração -PCR do BNB. É necessário urgentemente melhorar o PCR, com valorização do cargo e não da função, a partir do piso do plano sendo o salário mínimo proposto pelo Dieese, com impacto em todos os níveis”, ressalta o representante da Feebbase na Comissão dos Funcionários do BNB.

