Bancárias de Sergipe estão no Conselho Estadual de Direito da Mulher
O Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) festeja o resultado da seleção das entidades da sociedade civil, para compor o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/SE). Publicado no Diário Oficial do dia 12 de agosto, integrarão o Conselho para o biênio 2024/2026 Rosângela de Jesus (titular) e Jéssica Nascimento (suplente), respectivamente, as secretarias da Mulher e da Juventude. As duas bancárias estão na atual gestão do CEDM e foram reconduzidas ao Conselho. A presidenta do CEDM/SE é a advogada Indigleide dos Santos Brito.

No ofício enviado ao CEDM/SE para a seleção das entidades, o presidente do SEEB/SE, Adilson Azevedo destacou as iniciativas históricas, orgânicas e regulares do Sindicato. "Ao completar 90 anos, o nosso Sindicato vem ampliando a participação de mulheres na composição da Diretoria Executiva, criou a Secretaria de Mulheres e tem atuado de forma solidária, e em rede, da luta mais geral da sociedade em especial da luta por igualdade de gênero e raça, por inclusão social e a luta firme contra o feminicídio", destacou Adilson Azevedo.
Rosângela de Jesus rememorou a participação de outras lideranças bancárias no CEDM/SE na retomada do Conselho em 2013, órgão fundado em 1998. "Destacamos ainda o protagonismo de conselheiras-presidentas do CEDM as bancárias Ivânia Pereira (ex-presidenta do SEEB/SE) e Pureza Sobrinha (presidenta da UBM/SE)", afirmou a bancária-conselheira..
Para a seleção de entidades, o Relatório de Atividades do SEEB/SE descreveu as ações do Sindicato relacionadas à temática de gênero, realizadas nos últimos dois anos (links de acesso às reportagens na mídia impressa, web, certificados, fotografias e declarações de reconhecimento de atuação expedidas por entidades formais). Dos temas, foram destacadas a promoção do ativismo feminismo; luta em defesa da emancipação da mulher, luta contra o feminicídio; cursos e formação sobre intervenção das mulheres na luta sindical e participações em encontros locais, regionais, nacionais sobre a temática de gênero.
Fonte: Sindicato dos Bancários de Sergipe.

