Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

Reivindicações da Marcha das Margaridas nas mãos do governo Lula

A coordenadora de mulheres da Contag e vice-presidente da CUT, Carmen Foro, entregou na última quarta-feira(25) a pauta de reivindicações da Marcha das Margaridas 2007 a representantes do governo Lula.


Os temas de reivindicações da Marcha deste anto, que acontece nos dias 21 e 22 de agosto em Brasilia, sob a denominação"Contra a fome, a pobreza e a violência sexista":

- Soberania e segurança alimentar;
- trabalho;
- renda e economia solidária;
- garantia de emprego e melhores condições de vida e de trabalho;
- política de valorização do salário mínimo;
- defesa da saúde pública, educação do campo e
- combate à violência sexista

"Há muitas mãos e pés femininos envolvidos nessa Marcha, e principalmente, envolvidos na luta por um mundo mais igualitário", disse Carmen Foro. Em seu discurso, ela ressaltou que o documento entregue ao governo contém parte do que as mulheres discutiram nos encontros das trabalhadoras do campo. Disse ainda que o modelo de desenvolvimento social do governo precisa levar em consideração a importância da reforma agrária e o apoio à agricultura familiar.

A ministra da Secretaria Especial da Presidência da República para Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Matilde Ribeiro, sinalizou empenho em atender às reivindicações das mulheres rurais. "Para viabilizar mudanças do ponto de vista governamental, precisamos que os movimentos sociais estejam presentes, e façam parte do processo de transformação". O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, ressaltou que para o MDA, a pauta das mulheres rurais tem sido um desafio positivo. "Essa é uma pauta contemporânea, que contém questões urgentes a serem respondidas e nós estamos abertos para negociar e atender o que for possível".

O secretário-geral da Presidência da República, Luiz Dulci, lembrou que a Marcha das Margaridas é a maior mobilização de mulheres do segmento rural no país e, por isso, é tão expressiva. "O governo tem a convicção de que a
Marcha das Margaridas é o caminho da autonomia para milhares de brasileiras. E a mobilização também fortalece o governo para agir em função das necessidades das mulheres rurais". Dulci se comprometeu a encaminhar a pauta aos ministérios afins.

Estavam presentes também no evento o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da Contag, Alberto Broch, a chefe de Gabinete da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Elisabete Carvalho, e as 20 coordenadoras de mulheres das federações ligadas à Contag. No dia 22 de agosto, 50 mil mulheres dos quatro cantos do país estarão em Brasília para receber respostas às reivindicações.


*Agência Contag de Notícias

publicado em 27/07/2007

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar