Bancários paralisam agência do Santander contra assédio moral

O Sindicato da Bahia e a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe paralisaram a agência do Santander da Praça da Inglaterra, no bairro do Comércio, em Salvador, na manhã desta terça-feira (15/6), para cobrar providências do banco contra o assédio moral aos funcionários, praticado pelo gestor principal da unidade.
As entidades receberam várias denúncias contra o gestor, que tem uma postura desrespeitosa com os bancários, ameaçando, humilhando e assediando veladamente os trabalhadores. Isso resultou na demissão de um funcionário nesta segunda-feira (14).
Os dirigentes denunciaram o problema à população e se reuniram com os funcionários e o próprio gestor da agência, explicando o motivo da manifestação e cobrando uma mudança de postura e a construção de um ambiente de trabalho saudável.

A relação sindical do banco e o superintendente de Rede, Thiago Mendonça, entraram em contato com o sindicato para saber a razão da manifestação, se mostrando surpresos com a denúncia.
Os dirigentes sindicais retrucaram, afirmando que já haviam feito uma reunião com a Superintendência Regional em Salvador, em fevereiro, relatando os fatos e pedindo providências, mas nada foi feito.
As partes agendaram uma nova reunião para esta quarta-feira (16), às 11h, para tratar do tema.
“O sindicato e Federação estão vigilantes e não vão aceitar este tipo de postura, que adoece psicologicamente os trabalhadores. A Convenção Coletiva de Trabalho, em seu artigo 58, e o Acordo aditivo assinado pelo Santander coíbem tal prática. Nós vamos continuar cobrando o respeito aos nossos direitos”, afirmou o vice-presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, José Antônio dos Santos.

