Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

Exposição na CUT mostra trajetória do Dieese ao longo da história

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, (Dieese) realiza uma exposição que reflete de forma breve a importância da instituição para a história do trabalhador no Brasil.




O evento é um dos produtos do projeto de memória, patrocinado pela Petrobrás e que inclui: almanaque (que será lançado no final do mês de agosto e coincidirá com o aniversário de 24 anos da CUT); site (o lançamento será até o final de setembro) e um vídeo institucional.




A exposição, que foi aberta às 19 horas da terça-feira (31), na sede nacional da CUT, à rua Caetano Pinto, n° 575, Brás, na cidade de São Paulo, permanecendo no local por três semanas, já passou pelo Palácio do Trabalhador, onde fica a sede dos Sindicatos dos Metalúrgicos de São Paulo e a Força Sindical, e no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Depois percorrerá as centrais CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil) e UGT (União Geral de Trabalhadores), seguindo para outros estados do país em que o Dieese tem escritórios regionais.




O Dieese surgiu no começo dos anos 50, período em que houve intensa manifestação da classe trabalhadora, com greves e mobilizações, e a conjuntura econômica mesclava crescimento e inflação. Nas negociações coletivas de trabalho, os sindicatos desconfiavam dos números apresentados pelo governo, o que estimulou a criação de um órgão de assessoria aos Sindicatos. Para saber mais venha conferir a exposição!






Portal do Mundo do Trabalho (www.cut.org.br)

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar