Aprovadas as regras que protege idosos de golpes bancários
Nesta terça-feira (10/11), a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) anunciou que a partir de 2021, serão adotadas um conjunto de novas regras para proteger os clientes idosos.
A movimentação aconteceu por conta do aumento de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos durante a pandemia. Entre as medidas, será ofertado o Não Perturbe, que bloqueia as ligações de telemarketing e o Serviço de Alerta, que mediante contratação, faz a alerta de transações e movimentações, com a possibilidade de cadastro do número de telefone do consumidor idoso ou de pessoa de sua confiança.
Os bancos que aderirem ao programa se comprometem a seguir as regras são supervisionados e podem sofrer punição em caso de descumprimento. Durante o período de quarentena, algumas instituições financeiras chegaram a registrar aumento de mais de 80% nas tentativas de ataques através de e-mails que carregam vírus ou links e que direcionam o usuário a sites falsos, entre outros golpes que existem no mercado.

