28 de agosto: dia dos bancários, dia de luta!

O Dia do Bancários, comemorado em 28 de agosto, é marcado de muita luta e resistência da categoria. A data foi oficializada em 1952, por deliberação do 4º Congresso Nacional dos Bancários, após uma paralisação histórica de 69 dias, em agosto de 1951.
Durante esse período de paralisação, os bancários enfrentaram uma forte repressão na luta por reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Essa luta trouxe muitas conquistas, dentre elas, o surgimento de sindicatos dos bancários em vários pontos do país.
Dessa forma, dia 28 de agosto, para os bancários, é uma data de relembrar todo os esforços o e avanços conquistados. Além disso, é um dia lembrado para fortalecer as organizações para as novas lutas.
Neste ano, o Dia do Bancário será comemorado em meio a renegociações, nas quais os bancos tentam de todas as formas retirar os direitos dos bancários e atacar todas as conquistas alcançadas ao longo de anos. Por isso, é tão importante celebrar este dia, como forma de ratificar a importância da luta da categoria.
A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe parabeniza a todos bancários e bancárias neste dia 28 de agosto.

