Em 2021, 83% dos brasileiros perderam renda
Os efeitos da pandemia e das políticas equivocadas do governo Bolsonaro atingiram em cheio a vida dos brasileiros. Segundo uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), em 2021, 83% das famílias perderam renda e tiveram que fazer ajustes no orçamento. O estudo mostra ainda que 59%, tiveram que redirecionar o dinheiro para pagamento de contas do dia a dia, 35% para pagar contas em atraso e 25% para economizar e guardar dinheiro.
Ao mesmo tempo, 51% dos brasileiros acreditam que as condições da economia em 2021 pioraram em relação a 2020. Entre os que realizaram cortes no orçamento, 55% reduziram as refeições fora de casa/delivery, 48% os itens supérfluos de supermercado e 44% cortaram a compra de vestuários, calçados e acessórios.
A pesquisa aponta, ainda, que quatro em cada dez brasileiros avaliam que a própria condição financeira piorou em 2021 (43%), enquanto 31% acreditam que não melhorou nem piorou, e para 23% houve melhora. Em 2019, período pré-pandemia, a mesma pesquisa registrou os que acharam que a própria condição financeira piorou foram 26% dos entrevistados, ou seja, 17 pontos percentuais a menos do que agora em 2021. Os que acharam ter havido melhora foram 30% (2019), sete pontos percentuais a mais do que em 2021.
De acordo ainda com o levantamento, 92% dos consumidores deixaram de realizar algum projeto que tinham para 2021, principalmente juntar uma reserva de dinheiro (29%), comprar ou reformar a casa (25%), fazer uma grande viagem (25%), pagar dívidas em atraso (20%) e comprar um carro/moto (18%).
Em relação a 2022, nove em cada dez brasileiros possuem algum temor quanto a sua vida financeira em 2022 (90%), sendo os principais: não conseguir pagar suas contas (52%, ante 39% em 2019) ; não ser possível guardar dinheiro (39%); ter que desistir de consumir coisas que gosta (24%); e não conseguir um emprego (24%).
A CNDL entrevistou 600 brasileiros com idade maior ou igual a 18 anos, em várias regiões do país. A pesquisa foi feita em parceria com SPC Brasil e a Offer Wise Pesquisas.

