Acampamento dos Metalúrgicos em Brasília para o Dia Nacional de Lutas
Grandes caravanas partindo de todas as regiões do Brasil com um só destino: Brasília.
Entre os dias 13 e 15 de agosto os metalúrgicos brasileiros chegarão em peso na capital do país e montarão um acampamento para exigir o Contrato Coletivo Nacional de Trabalho, a redução da jornada, lutar contra o fator previdenciário e contra o interdito proibitório (que é usado pelos patrões para atacar o direito de greves dos trabalhadores). Juntos, vamos realizar uma grande manifestação. Queremos reunir perto de três mil metalúrgicos na Esplanada dos Ministérios.
As ações contam com o apoio da CUT, que além de se manifestar em conjunto com os metalúrgicos, organiza a marcha à Brasília e contará com a presença massiva dos metalúrgicos, também em 15 de agosto, no Dia Nacional de Lutas.
Este ato em Brasília acontece no momento em que o Congresso nacional volta do recesso e que as pressões para encontrar um substitutivo à Emenda 3 vinda dos empresários, retornarão ao cenário!
![]() |
Grana, presidente da CNM |
'A iniciativa da CUT ao estabelecer em 15 de agosto, o Dia Nacional de Lutas, vem de encontro à luta dos metalúrgicos de todo o país. Essa consonância entre a CUT e a Confederação Nacional dos Metalúrgicos materializa-se no nosso acampamento que pretende, além de defender nossas bandeiras históricas, engrossar a luta dos trabalhadores de todos os ramos', disse Carlos Alberto Grana, presidente da CNM/CUT.
Atos em Brasília: veja quais são as reivindicações da CNM e CUT
- Contrato Coletivo Nacional de Trabalho para os metalúrgicos;
- Redução da jornada de trabalho de 44h para 40h semanais;
- Manutenção do veto do Presidente Lula à Emenda 3;
- Retirada imediata do PLP 01/2007;
- Mudanças na política econômica;
- Direito Irrestrito de Greve e Contra o Interdito Proibitório;
- Garantia da negociação coletiva no serviço público e respeito total à organização dos trabalhadores;
- Por uma Previdência Pública para todos e que amplie direitos;
-Por Reforma Agrária e Incentivos à Agricultura Familiar;
-Pela Valorização da Educação Pública.