Seminário debate previdência em Brasília
Trabalhadores de todo o país se reuniram nesta sexta-feira (27/1), em Brasília (DF), para debater os impactos da proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo Temer ao Congresso Nacional. “Em defesa do direito à aposentadoria para todos” foi o tema do seminário, promovido pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e pela Associação Nacional dos Participantes de Fundo de Pensão (Anapar).

O presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, falou logo na abertura do evento, alertando para a importância da união dos trabalhadores para derrotar a reforma. “Quando analisamos com mais profundidade a Reforma da Previdência proposta pelo governo, percebemos que ela é muito mais perversa e abrangente do que pensávamos. Precisamos derrota-la a todo custo”, ressaltou o presidente da Feebbase, que representou também a Central dos trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, CTB.
Na parte da manhã, o seminário debateu o papel social da Previdência pública e consequências das reformas para os trabalhadores, tendo como palestrantes o jornalista Luís Nassif e a professora de Economia da UFRJ Denise Lobato Gentil.
Pela tarde, os participantes discutiram os rumos da Previdência complementar e as ameaças à representação dos participantes, tema que contou com exposições da vice-presidente da Anapar, Claudia Ricaldoni , do mestre em Direito pela UNB José Eymard Loguercio e da deputada federal Erika Kokay (PT-DF).

