Bradesco, Itaú, Santander, BB e Caixa criam empresa de análise de crédito
Os cinco maiores bancos brasileiros serão sócios da empresa Gestora de Inteligência de Crédito S.A., que funcionará como um escritório de análise de crédito para concorrer com Serasa, Boa Vista e SPC Brasil. Na sociedade, estão o Bradesco, Itaú Unibanco, Santander, Banco do Brasil e Caixa, cada qual com 20% do negócio.

Segundo o comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a gestora de análise de crédito deverá estar funcionando plenamente em 2019. Estima-se que irá competir num mercado amplo de dados de crédito que fatura cerca de R$ 3 bilhões anuais.
Esta nova empresa é mais um sinal de alerta para os perigos da concentração do sistema financeiro no Brasil e da formação de cadastros de negativados. O escritório tem potencial para causar mudanças que envolvem não só informações que dão suporte às decisões de crédito de bancos e varejistas, como o perfil das concessões de crédito de modo geral, com consequências importantes para o consumidor.
Num mercado cada vez mais concentrado, onde os cinco maiores bancos definem os critérios de crédito e juros, avançarão também, dentro dos limites da lei, no acúmulo de informações sobre qualquer indivíduo.
Com informações do Valor

