Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

Governo estuda medida para acabar com imposto sindical

Idéia seria negociar repasse de um porcentual dos acordos coletivos para sindicatos

Fabio Graner



BRASÍLIA - O ministério do Trabalho estuda um possível fim para o imposto sindical e uma nova forma de financiamento dos sindicatos do País. Segundo a assessoria do ministro Carlos Lupi, diante da defesa das centrais sindicais para que esse tributo seja eliminado, o ministro criou um grupo de trabalho para analisar e, se for o caso, formular uma proposta sobre o assunto.

Em entrevista ao jornal O Globo, Lupi defendeu o fim do tributo, retirando o peso do trabalhador e criando um novo mecanismo de financiamento. Uma idéia, segundo disse o ministro na entrevista, seria negociar o repasse de um porcentual dos acordos coletivos para os sindicatos.

De acordo com a assessoria do ministro, a criação do grupo de trabalho ocorreu quando, em maio, o governo fechou acordo com as centrais para a elaboração de uma Medida Provisória que legaliza e regulamenta as atividades das centrais, bem como sua forma de financiamento. Embora existam 17 entidades dessa natureza no Brasil, elas não têm, formalmente, um reconhecimento de natureza jurídica e a MP vai tratar de oficializar essa forma de representação dos trabalhadores.

Segundo o ministério do Trabalho, a MP já foi remetida para a Casa Civil, de onde será remetida para o Congresso. A previsão é de que esta medida pode sair ainda esta semana, mas não tratará do tema imposto sindical, cujas análises ainda não foram concluídas pelos técnicos do ministério.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar