Marcha dos 20 mil à Brasília
13/07/2007
A executiva nacional da CUT, juntamente com as lideranças estaduais e sindicatos de todos os ramos, já começam os preparativos para uma grande caravana até Brasília, com chegada no dia 15 de agosto. A expectativa é que 20 mil pessoas participem das manifestações na capital federal.
Os protestos levantam bandeiras por avanços trabalhistas e sociais. Os sindicalistas também exigem uma audiência com o presidente Lula para discutir o atendimento das reivindicações dos trabalhadores.
Caravanas
As caravanas vão à capital federal carregando bandeiras em defesa dos direitos trabalhistas, luta contra a Emenda 3 e Reforma da Previdência, contra as Fundações Estatais (instituições de direito privado, beneficiadas com recursos públicos e que participam do desmonte do Estado) e a favor da reforma agrária.
A CUT também fará manifestação contrária ao PL de autoria do senador José Sarney (PMDB/MA), que cria zonas de processamento de exportações (ZPEs), trazendo para o Brasil o modelo do México, América Central e China. As ZPEs são enclaves territoriais onde as multinacionais ficam isentas de impostos para importar e exportar.
Outra bandeira que será levantada na Marcha dos 20 mil é a de apoiar um plebiscito, em setembro, para a recuperação da Vale do Rio Doce para o patrimônio público. A estatal foi privatizada de forma fraudulenta no governo FHC.
Fonte: Portal Mundo do Trabalho