Adoecimento nos bancos em debate, no sábado

O aumento do afastamento por problemas de saúde tem gerado muita preocupação no setor bancário. Para debater o problema, a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe vai promover o debate “ Estratégia de enfrentamento ao adoecimento nos bancos”, que acontece no sábado, 23 de fevereiro, às 9h, na sede do Sindicato da Bahia, em Salvador.
No centro do debate, os dados do INSS, que mostram o aumento de 30% no número de bancários afastados por doenças nos últimos 8 anos. Destes, mais de 50% dos casos referem-se a transtornos mentais (aumento de 61,5%) e enfermidades relacionadas a lesões por esforço repetitivo (crescimento de 13%).
Para discorrer sobre o assunto, a Feebbase convidou a médica do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cesat) Suerda Fortaleza, a psicóloga Tereza Cristina e advogada da área previdenciária Ângela Mascarenhas. Elas são especialistas na questão e vão ajudar a esclarecer as causas do adoecimento, os impactos e consequências na vida do trabalhador, além das formas de enfrentamento ao problema.
“Este é um assunto muito importante e que precisa ser debatido com urgência. Por isso, estamos trazendo pessoas que lidam com esta questão no dia a dia, para debater com os trabalhadores, a fim de encontrar formas de prevenir este adoecimento”, ressaltou a diretora de Saúde da Feebbase, Andreia Sabino.
Promovido em parceria entre as diretorias de Saúde da Federação e do Sindicato da Bahia, o evento servirá também para recolher informações para o Seminário Nacional sobre o tema, que acontecerá nos dias 13 e 14 de março, em São Paulo.

