Ataques a bancos causam terror em Livramento e Uibaí
Na madrugada desta quarta-feira (02), os moradores de Livramento de Nossa Senhora, distante 369 km de Salvador, viveram momentos de terror. Pelo menos 15 criminosos assaltaram duas agências bancárias da cidade, segundo a Polícia Militar.

Os indivíduos chegaram em dois veículos e se separaram para realizarem os assaltos simultâneos no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal. Na Praça Dom Hélio Pascoal, os assaltantes defrontaram-se com a viatura do Pelotão Especial Tático Operacional (Peto), que fazia ronda no local, e houve troca de tiros entre os bandidos e quatro policiais que estavam na viatura.
Como eram em grande número e mostrando estarem bem armados, os criminosos se direcionaram às agências onde realizaram explosões e disparos com arma de fogo. A quadrilha atirou por cerca de uma hora sem cessar, com o objetivo de evitar a chegada de mais reforço policial.
Muitos estabelecimentos comerciais da Avenida Dr. Edilson Pontes estão com as marcas de tiros. Cartucho deflagrados de munições de fuzis calibre 7.62 e 5,56mm (de uso exclusivo das Forças Armadas) foram encontrados. Um dos carros utilizados pelos indivíduos foi uma Mitsubishi L200 Triton de cor preta e o outro veículo ainda não identificado.
Em meio à ação o bando fez de refém o motorista de uma kombi, que foi liberado após a fuga. Também metralharam um caminhão que passava no momento e colocaram grampos nas pistas das BAs 156 e 148 para furar os pneus das viaturas.
Guarnições policiais militares da CIPE Sudoeste, além de viaturas de várias cidades que pertencem a 46ª CIPM, já estão na cidade, com o intuito de tentar encontrar pistas deixadas pela quadrilha. As duas agências estão isoladas para perícia. Os criminosos cortaram os cabos de rede das câmeras de segurança instaladas na cidade. Dois policiais militares sofreram ferimentos leves.
Uibaí - Já em Uibaí, noroeste do estado da Bahia e a 536 km de Salvador, ocorreu também um tiroteio nesta madrugada na agência do BB. Foram mais de 50 disparos durante a ação de bandidos. Testemunhas relataram que a quadrilha chegou à cidade em quatro veículos. O bando usou material explosivo para estourar os cofres da agência. O forte barulho assustou e causou pânico na população.

Após roubar todo o dinheiro, os criminosos fugiram disparando tiros contra casas e estabelecimentos comerciais. O valor da quantia levada ainda é desconhecido. A polícia está investigando se a quadrilha é a mesma que tentou assaltar uma agência bancária na cidade de Livramento.
Na noite desta terça-feira, ocorreu também ataque ao BB na cidade de Nordestina, no interior da Bahia. Segundo dados do Sindicato da Bahia, após estas ocorrências, o estado soma 201 ataques a banco neste ano. No interior do Estado, são 158 ataques e em Salvador, 43. Do total, 128 são de explosões, 18 arrombamentos, 16 assaltos e 39 tentativas frustradas.
Fonte: Livramento Agora e Ligação Direta, com edição da FEEB.

