Menu
redes sociais 2023

Audiência cobra plano de saúde digno para aposentados do Itaú

Foto:Bruno Spada/Câmara dos Deputados

19.8 audiencia itau plano camara 2 cdf16

Representantes dos bancários de diversas partes do Brasil se reuniram na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça-feira (19/8), para a Audiência Pública para discutir o plano de saúde dos aposentados do banco Itaú. A audiência conjunta das comissões de Legislação Participativa e de Defesa do Consumidor da Câmara foi proposta pelos deputados Daniel Almeida (PCdoB-BA) e Érica Kokay (PT-DF).

O primeiro passo para a audiência aconteceu no Café Junino, organizado pela Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase) e o Sindicato da Bahia, no 16 de junho, em Salvador. Na ocasião, o tema foi discutido com o deputado Daniel Almeida, que prometeu fazer encaminhamento para a audiência em Brasília.

Foto: Richard Silva

19.8 audiencia itau plano da a34c0

“É muito cruel perceber que as pessoas que a vida inteira ao Itaú são tratadas desta maneira, com a cobrança de mensalidades do plano de saúde que consomem quase toda a sua renda. Não podemos aceitar um tratamento tão desumano e cruel, principalmente em se tratando de um setor que pode contribuir com a saúde dos seus funcionários e com o Brasil. Os lucros do Itaú estão sempre aumentando, por isso, não há motivos para tratar os aposentados desta forma”, lamentou o deputado Daniel Almeida durante a audiência.

Foto: Luciana Dória

19.8 audiencia itau plano 1 69b64

Durante o evento desta terça-feira, os representantes dos bancários falaram sobre o problema enfrentados pelos funcionários do Itaú, que veem o custo do plano de saúde dobrar após o fim do período em que o banco contribui parcialmente para o custeio, conforme previsto na Convenção Coletiva de Trabalho. Nessas condições, segundo os trabalhadores, o plano se torna inviável para a maioria.

“A categoria bancária é a que mais adoece no Brasil. Nós temos índices alarmantes de adoecimento. Por isso, é tão caro para a gente esta audiência e a luta por plano de saúde digno. Não estamos pedindo nenhum favor ao Itaú. Nós estamos falando de uma instituição bancária que adoece o seu funcionário desde o primeiro dia de trabalho. Estamos falando de pessoas com, no mínimo, 30 anos de serviços prestados, que ajudaram a construir o sucesso do banco e que são largadas à própria sorte depois disso. Com um plano de saúde caro e que compromete sua renda, no momento em que mais precisam. Precisamos da ajuda de toda a sociedade para denunciar esta situação e pressionar por solução para a questão”, ressaltou a presidente da Feebbase, Andréia Sabino.

Foto: Luciana Dória

19.8 audiencia itau plano and 3e73e

A diretora da Feebbase e integrante da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, Luciana Dória, também participou da audiência, destacando a importância do tema. “Ressaltamos que a saúde é um direito fundamental e deve ser tratado com máxima seriedade, não por acaso a legislação vigente foi criada, visando proteger os trabalhadores aposentados, para que possam usufruir de um plano com as mesmas características dos trabalhadores ativos e com um custo acessível. Sabemos que como um banco bilionário, o Itaú tem plena condições de atender ao pleito dos aposentados”.

Uma das coordenadoras da audiência, a deputada Érica Kokay parabenizou os aposentados pela disposição de luta e propôs a criação de uma campanha para denunciar a postura desrespeitosa do Itaú com os seus funcionários, ao cobrar altas mensalidades do plano de saúde após a aposentadoria. Para ela, esta postura é de profunda crueldade.

Foto: Luciana Dória

19.8 audiencia itau plano erica b9e49

Como encaminhamento da audiência ficou acertada a solicitação de reuniões com a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, a Agência Nacional de Saúde (ANS) e o Ministério dos Direitos Humanos para debater o tema. Os parlamentares querem ainda uma reunião com a direção do Itaú, que foi convidada para a audiência, mas não mandou representantes.

Também participaram da audiência, o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Elder Perez, e advogada Tatiana Rossini, que assessora a Feebbase.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar