Menu
redes sociais 2023

Balanço da gestão da FEEB: liderança na unificação das ações dos sindicatos

No período da tarde, o presidente da Federação dos Bancários, Emanoel Souza, apresentou um balanço da atual gestão, durante o 14o Congresso da entidade. Avaliou que, nos últimos nove anos, a FEEB buscou ter um maior protagonismo na unificação e debates das atividades dos sindicatos filiados.

14 congresso balanco gestao 6670c

Para Emanoel o balanço da FEEB nestes últimos anos é positivo, “contudo precisamos avaliar que ainda falta muito por fazer. O nível das batalhas que estão por vir exige de nós um outro patamar de militância”, avaliou.

Entre as ações desenvolvidas, Emanoel destacou:

Juventude: criação da Diretoria da Juventude; realização de seis encontros anuais da juventude bancária; estabelecimento da Comissão da Juventude, que tem articulado e atraído mais jovens para tarefas sindicais.

Comunicação: a FEEB articulou os departamentos de imprensa dos sindicatos filiados em rede e qualificou técnica e politicamente incentivando a participação de diretores e funcionários em encontros e cursos de comunicação; implantação de uma pequena estrutura de comunicação com dois jornalistas, uma estagiária e um designer gráfico; incrementação do uso das redes sociais, principalmente o Facebook e Whatsapp, aumentando o acesso do site da entidade.

Gênero: realização de dois Encontros das Mulheres, que teve a participação de um grande número de bancárias;

Formação: realização do curso Sindicalismo e Atualidades, dirigido aos dirigentes dos sindicatos do interior da Bahia, abordando os temas das inovações tecnológicas (indústria 4.0), capitalismo contemporâneo e as reformas trabalhista e da Previdência.

Trabalho institucional: mobilização para aprovação das leis “dos 15 minutos”, “das portas giratórias”, “das filas” e o projeto de lei da Isonomia para os bancos públicos (ainda não aprovado); implantação da Assessoria Institucional; encaminhamento da proposta de Projeto de Lei Municipal sobre segurança bancária e sobre acessibilidade para os sindicatos apresentarem nas Câmaras Municipais de suas regiões; a através do Deputado Federal Davidson Magalhães (PCdoB), foi apresentado o PL 7447\2017 que regulamenta o transporte de explosivos, bem como autoriza as policias rodoviárias e militar dos estados a fiscalizarem. Em Salvador, através do Vereador Hélio Ferreira, conseguimos aprovar o PL sobre incineração de cédulas em caso de explosão dos caixas eletrônicos; articulação de dezenas de audiências públicas nas Câmaras de Vereadores, na UPB (União dos Municípios da Bahia), na ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia) e na ALESE (Assembleia Legislativa de Sergipe).

Jurídico: além da assistência de segunda instância e das orientações jurídicas para os procedimentos nas campanhas salarias, realizamos este ano o I Encontro Jurídico da FEEB, com a participação de quatro escritórios de advocacia que dão assistência a sindicatos de bancários em vários locais do país, que debateu os efeitos da Reforma Trabalhista na categoria bancária.

Saúde: Como pioneiro no combate às LER\DORT e as doenças decorrentes de sofrimento mental, permitiu que o diretor de Saúde da FEEB ter assento no Conselho Estadual de Saúde; realização do Seminário de Saúde do Trabalhador; lançamento da Comissão de Saúde da Federação e, mais recentemente, da Cartilha sobre o adoecimento na categoria bancária com o Ministério Público do Trabalho.

Veja aqui o documento do balanço das atividades dos últimos noves anos da Federação.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar