Menu
redes sociais 2023

Bancários assinam CCT e acordo do BB

2024 assinatura cct 2 545ca

O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) assinaram a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) na noite desta terça-feira (10/9), em São Paulo, garantindo a ampliação dos direitos da categoria até 31 de agosto de 2026.

Fica assegurado também o reajuste de 4,64% sobre os salários e demais verbas econômicas, incluindo vales alimentação (VA), refeição (VR), auxílio creche/babá e participação nos lucros e resultados (PLR). O reajuste representa 0,9% um aumento real para a categoria em 2024, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 3,71% em 12 meses, divulgado pelo IBGE. Em 2025, o ganho real será de 0,6%.

“A assinatura da CCT é muito importante, porque ela garante os direitos, principalmente dos bancários da rede privada, que são mais vulneráveis e todo dia passa por demissões, fechamento de agências, além de uma super exploração. Então, nós fechamos esse acordo com ganho real, que não foi aquilo que a gente desejava, mas foi o possível, e também inovamos algumas pautas. A CCT garantiu também a gratificação semestral, que é extremamente importante para os trabalhadores dos bancos privados”, ressaltou o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto.

Neto destacou também a importância da unidade da categoria e dos sindicatos neste processo. “A intenção da Fenaban é destruir a CCT dos bancários. Por isso, o grau de unidade nossa é muito importante e os sindicatos têm um papel fundamental. É o sindicato que orienta, que guia. Nós não podemos, de forma nenhuma, cair num conto do vigário de aventureiros, de propostas que prometem isso, que prometem aquilo sem os pés no chão. Nós cumprimos o nosso papel na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e estamos garantindo mais uma vez a nossa Convenção Coletiva de Trabalho”, concluiu.

Banco do Brasil

Durante a solenidade foi assinado também o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos funcionários do Banco do Brasil. Na base da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase) apenas os sindicatos de Sergipe, Jequié, Ilhéus e Extremo Sul da Bahia aprovaram a proposta e assinaram o ACT.

Com as assinaturas realizadas, os bancos começam a pagar a antecipação da PLR. O Banco do Brasil irá fazer o depósito na conta dos funcionários na sexta (13), portanto três dias após a o acordo ser firmado. O Itaú fará o pagamento no dia 20.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar