Menu
redes sociais 2023

Bancários definem Dia Nacional de Luta contra plano de funções do BB

A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) se reuniu nesta quinta-feira (7/2), em São Paulo, e decidiu orientar o 20 de fevereiro como o dia nacional de luta para denunciar o ataque aos direitos dos trabalhadores que o banco vem empreendendo com a implantação unilateral do novo plano de funções comissionadas. A CEBB esteve reunida para avaliar a mobilização dos bancários em todo o país na última semana e traçar novas estratégias contra os problemas já identificados no plano de função do BB.

 

Entidades sindicais já estão realizando reuniões e plenárias com participação massiva de funcionários do BB em todo o país. Muitos sindicatos também ingressaram com ações na Justiça e conquistaram liminares suspendendo ou prorrogando o prazo para que os bancários decidam se querem aderir ao plano, a exemplo dos sindicatos da Bahia e Sergipe.

 

A Contraf também acionará o Ministério Público do Trabalho questionando a redução de direitos dos trabalhadores com a implantação do novo plano.

 

O Comando Nacional se reunirá com a CEBB no dia 22 de fevereiro para avaliar a melhor estratégia a seguir.

 

 Redução de direitos

 

Ao implantar o novo plano, o BB extinguiu todas as funções comissionadas de 8h e criou novas nomenclaturas nas verbas de gratificação de função. Todos os comissionados considerados de Função de Confiança (FC) foram migrados compulsoriamente, unilateralmente.

 

Já o chamado público-alvo da Função Gratificada (FG) tem a opção de migrar para as novas funções de 6h com remuneração 16,25% menores que as antigas de 8h, a qualquer momento, ou permanecer na função de 8h em extinção.

 

 


Com informações da Contraf.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar