Menu
redes sociais 2023

Bancários e vigilantes cobram medidas contra ataques a bancos

A audiência na Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) para tratar do aumento dos ataques a bancos no estado ocorreu nesta quarta-feira (12/02), no CAB, em Salvador. Os presidentes da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, do Sindicato dos Bancários da Bahia, Euclides Fagundes, e da Confederação Nacional dos Vigilantes, José Boaventura Santos, além do vice-presidente do SBBA, Augusto Vasconcelos, reuniram-se com o secretário de Segurança Pública Mauricio Barbosa para discutir medidas contra os ataques.

Segurana Reuniao SSP MP 4

O secretário ressaltou a necessidade de atuar em parceria com os sindicatos para pressionar os bancos a investirem em equipamentos de vigilância. "Não adianta só pensarmos segurança com a polícia. Precisamos que as empresas adotem e ampliem os gastos na prevenção dos delitos", declarou. Outra medida é a aprovação de um projeto de lei, de autoria do deputado Álvaro Gomes, que estabelece normas rigorosas de segurança nas agências. "O próximo passo é acionar os deputados para apressar a aprovação do PL", avalia Euclides Fagundes.

Para o presidente da Confederação Nacional dos Vigilantes, José Boaventura, o diálogo com o governo é importante, pois mostra o interesse da administração com a vida. "Os registros não são confortáveis para ninguém. Temos de ampliar as ações para obrigar os bancos fazerem o que lhe é cabido". Já para Emanoel Souza, presidente da Federação, "é preciso uma ação conjunta que envolva os bancos e a Secretaria de Segurança. Do jeito que está não pode continuar. Os bancários, vigilantes e clientes pedem socorro."

Segundo a SSP, em 2013, foram apreendidos 102 armamentos e 495 explosivos. No total, 184 pessoas foram presas, 27 morreram por resistência à prisão e 21 quadrilhas desarticuladas, com 193 ataques contra as agências bancárias. Em 2014, os índices seguem elevados com 30 ocorrências. O número é maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 16 ações.

Com informações do SEEB-BA

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar