Bancários mobilizados por aumento real
Com a aproximação da data base da categoria, os sindicatos de todo país estão intensificando as visitas às agências para mobilizar os bancários para a reta final da campanha nacional 2024. “Se tem lucro, tem que ter valorização” foi o mote das atividades desta terça-feira (6/8), quando os dirigentes sindicais falaram com os trabalhadores sobre o andamento das negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e sobre a reunião desta quarta-feira (7), que vai debater as cláusulas econômicas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
A categoria reivindica reajuste que contemple a inflação medida pelo INPC acumulado entre setembro de 2023 e agosto de 2024, acrescido de 5% de aumento real nos salários e demais verbas econômicas, como participação nos lucros e resultados (PLR), além de aumento maior para os vales alimentação e refeição, dentre outras demandas.

Em Salvador, o Sindicato dos Bancários da Bahia realizou visitas nas unidades da região da Calçada, onde mostraram que os bancos tiveram aumento do lucro líquido real de 169% , entre 2003 e 20023, e como eles têm condições de atender às reivindicações da categoria.

Em Feira de Santana, os representantes do Sindicato dialogaram com os trabalhadores sobre os desafios enfrentados pela categoria e a necessidade de uma grande mobilização para pressionar os patrões a atenderem às demandas apresentadas na mesa de negociação.

