Menu
redes sociais 2023

Bancários nas ruas contra a reforma da previdência

20.2 plenaria previdencia sp neto 3af99

Os bancários se uniram aos protestos organizados pelas centrais sindicais nesta (20/2), contra a proposta de reforma da previdência social entregue ao Congresso pelo governo Bolsonaro, que prevê o fim da aposentadoria por tempo de contribuição, o aumento da idade mínima para aposentar, além de outras mudanças que dificultam o acesso ao benefício.

Trabalhadores realizaram protestos e manifestações em diversas cidades do país, para alertar a sociedade sobre os prejuízos que esta reforma trará para a maior parte da população, principalmente a mais pobre. Na Bahia, foram realizadas atividades em Salvador, Feira de Santana e Itabuna, com a participação expressiva dos bancários.

O presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, participou da Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora, em São Paulo, de onde falou sobre a importância dos protestos. “Este é um ato de resistência e mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras contra o fim da previdência pública no Brasil. A proposta do governo vai trazer o caos social, trazendo prejuízos enormes para a economia no país, além de aprofundar ainda mais a desigualdade, que está crescente desde o golpe de 2016”.

Neto lembrou ainda que essa reforma não mexe com os privilégios dos militares e de algumas castas dos servidores e não interessa aos trabalhadores em geral. “Essa proposta só interessa ao grande capital, ao rentismo e aos banqueiros, que querem transformar a previdência em mera capitalização. Ou seja, tira a responsabilidade do governo, do empresariado e transfere esta responsabilidade apenas para o trabalhador. Caso esta reforma seja aprovada, a juventude será extremamente prejudicada, os municípios serão prejudicados, a sociedade em geral será prejudicada, para beneficiar apenas os banqueiros”, acrescentou.

O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos e o diretor Aroldo Moreira; o presidente da CTB Nacional, Adilson Araújo, e da CTB Bahia, Pascoal Carneiro, também participaram da plenária em São Paulo. 

Confira outras imagens das manifestações:

20.2 plenaria previdencia ssa bff5f

Em Salvador, a manifestação foi em frente ao INSS, no Comércio

20.2 plenaria previdencia itabuna 5d6a8

Em Itabuna, o protesto foi em frente à Caixa da Avenida Centenário, no Centro

20.2 plenaria previdencia feira b74ad

Os trabalhadores também protestaram contra reforma em Feira de Santana

20.2 plenaria previdencia sp povo 3e86e

Assembleia Nacional reuniu lideranças em São Paulo

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar