Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

Bancários protestam contra fechamento de agência do Itaú em Feira de Santana

14.7 ato itau feira 3 jpg 6b81d

O Sindicato dos Bancários de Feira de Santana realizou um protesto nesta segunda-feira (14/7) contra o fechamento de mais uma agência do Itaú na cidade. O banco anunciou que vai encerrar as atividades da agência da Avenida Maria Quitéria no dia 20 de julho, sem se importar com os impactos para a economia da cidade, funcionários e clientes, que ficarão sem o atendimento necessário. A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase) também participou da manifestação.

De acordo com o presidente do Sindicato de Feira, Eritan Machado, os impactos são diversos e atingem tanto os usuários, quanto os funcionários terceirizados que atuam na agência. “Os vigilantes, os trabalhadores da copa e da limpeza serão demitidos e, infelizmente, não devem ser absorvidos por outras unidades. Além disso, há um clima de insegurança entre os bancários que continuam trabalhando, sem saber se também terão seus postos extintos”, afirmou o sindicalista.

Eritan Machado também destacou as dificuldades que o fechamento impõe aos clientes, especialmente os idosos e pessoas com menor familiaridade com tecnologias bancárias. “Nem todos têm habilidade para usar o aplicativo ou o Internet Banking. Os que mais precisam de atendimento presencial, como os idosos, serão os mais prejudicados”, alertou.

14.7 ato itau feira 3e8d2

Apesar dos prejuízos, o fechamento de agências tem sido uma prática recorrente do Itaú, que fechou 219 agências no ano passado e vem fechando 15 unidades por mês em 2025. Só este foram fechadas também duas agências em Salvador: Cabula e Imbuí.

“Mais uma agência significativa sendo impactada. São 31 anos de existência, atendendo a população local, 18 mil clientes, 12 funcionários e 700 beneficiários do INSS impactados. Mais uma vez o banco fecha um posto de trabalho e abandona sua clientela de forma unilateral, sem se preocupar com a acessibilidade para um atendimento presencial”, destacou a diretora da Feebbase que integra a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, Luciana Dória, que participou do protesto em Feira.

A manifestação contou ainda com a participação dos dirigentes do Sindicato de Feira, da Feebbase e do diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia Ricardo Guimarães.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar