Menu
55 anos da Federação

Bancários reivindicam mais contratações e redução da jornada

27.6 negociacao fenaban 246d0

Garantia dos empregos, o fim da terceirização, a preparação dos trabalhadores para as mudanças tecnológicas e a redução da jornada de trabalho para quatro dias. Estas foram as reivindicações apresentadas pelo Comando Nacional dos Bancários à Fenaban na segunda rodada de negociação da campanha salarial, realizada nesta segunda-feira (27/6), por videoconferência.

Na reunião, o Comando apresentou os dados do Dieese, que apontam o fechamento de 77 mil postos de trabalho no setor desde 2013, devido a fatores como: introdução de novas tecnologias, fechamento das agências bancárias e mudança das exigências no perfil do trabalhador e das agências.

Os bancos alegam que as mudanças ocorreram em função do aumento da concorrência, mas entre 2013 e 2021, mesmo com o surgimento de novos concorrentes, os bancos não perderam participação de mercado, ao contrário, houve aumento de 86% para 87% na participação nas operações de crédito.

Após desmontar os argumentos dos bancos, os representantes dos bancários reivindicaram o fim das demissões, da terceirização e precarização dos serviços e a requalificação dos trabalhadores para desempenho de novas funções ligadas as mudanças tecnológicas.  

O Comando reivindica também a redução da jornada de trabalho para quatro dias, como forma de aumentar a produtividade e a satisfação com o emprego. Este é um debate importante, trazido de forma pioneira pela categoria, como forma dos trabalhadores se apropriarem dos benefícios trazidos pelas novas tecnologias. 

Na avaliação do secretário Geral da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, a reunião de hoje não apresentou nenhum avanço concreto, mas serviu para explicitar as posições dos dois lados da mesa sobre a questão do emprego.

PL 1043

Aproveitando que a audiência pública da Câmara dos Deputados sobre PL 1043/19, que autoriza a abertura dos bancos aos sábados e domingos, foi adiada para o dia 6 de julho, o Comando Nacional dos Bancários reivindicou que a FEBRABAN atue para congelar essa discussão no Congresso e traga o assunto para a mesa de debate com a categoria.

Os representantes da Fenaban levarão as reivindicações para a avalição dos bancos e apresentarão uma proposta global no fim das negociações.

A próxima rodada de negociação acontece no dia 6 de julho e terá como temas centrais as cláusulas sociais e segurança bancária.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar