Caixa prepara novo PDV
Os ataques do governo Temer à Caixa Econômica Federal se intensificam a cada dia. Nesta segunda-feira (29/01), a grande imprensa divulgou que a direção do banco pretende reabrir o programa de demissão voluntária (PDV), com o objetivo de diminuir ainda mais o quadro de funcionários do banco.

Esta estratégia já foi usada duas vezes no ano passado, resultando no desligamento de mais de 12 mil trabalhadores, fazendo com que o número de empregados passasse de 101 mil para pouco mais de 88 mil bancários atualmente. E como das outras vezes, a empresa não pretende contratar novos trabalhadores para ocupar o lugar dos que saírem.
O coordenador do Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Dionísio dos Reis, lembra que – assim como no ano passado – o programa não foi conversado com os representantes dos trabalhadores. “O plano de demissão voluntária reforça a intenção da Caixa de enxugar a empresa e assim prepará-la para a privatização. A população também sai perdendo, já que a redução dos postos de trabalho compromete a qualidade no atendimento. A intenção é jogar a população contra o banco 100% público. As condições de trabalho estão sendo precarizadas a um nível que vai inviabilizar o atendimento do povo brasileiro", denunciou.
Para o secretário Geral da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, os empregados precisam continuar lutando para mudar esta situação. “Temos que manter uma mobilização constante contra os ataques que a Caixa sofre quase que diariamente. Precisamos mostrar à população a importância da Caixa para o desenvolvimento do país”, ressaltou.

