Caminhada contra a PEC 55 e desmonte do BB em Salvador

“Ocupa tudo! Contra a PEC do fim do mundo!”. Este foi o grito que ecoou nas ruas do Centro de Salvador na manhã desta sexta-feira (25/11), durante a caminhada organizada pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo para marcar o dia de lutas e manifestações contra o governo ilegítimo de Michel Temer.
O ato começou em frente à Reitoria da UFBA, no Canela, que está ocupada pelos estudantes em protesto contra o congelamento dos investimentos em saúde, educação e projetos sociais, proposto pelo governo Federal. De lá, entidades do movimento social e sindical saíram em caminhada até o bairro do Comércio, onde realizaram atos de protesto em frente ao INSS e ao Banco do Brasil, duas instituições que vêm sofrendo ataques do governo ilegítimo de Michel Temer.

Os bancários estavam na linha de frente do movimento protestando contra a ameaça de desmonte do Banco do Brasil, cuja direção anunciou esta semana, o projeto de fechamento de 700 agências e demissão de mais de 10 mil funcionários em todo o país. “Este projeto de reestruturação do BB faz parte de um pacote para detonar o caráter estatal do banco. É um caminho claro para a privatização”, alertou o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, conclamando todos para um dia de luta contra o desmonte do BB, na próxima terça-feira.
O presidente da Federação da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, reforçou a importância de defender o BB e a Caixa. “Os bancos públicos têm papel fundamental no desenvolvimento social do país. Eles são de extrema importância no financiamento da agricultura, das pequenas empresas e, principalmente, da infraestrutura e dos programas sociais. Defender o caráter público destas instituições é defender o futuro do país”, acrescentou Emanoel.
O evento contou aidna com a participação dos presidentes do Sindicato de Sergipe, Ivânia Pereira; de Irecê, Carlos Alberto Bezerra; de Ilhéus, Rodrigo Santos; de Itabuna, Jorge Barbosa, além de dirigentes da Federação dos Bancários e do Sindicato da Bahia.

