Menu
redes sociais 2023

Começa a negociação com a Caixa

1 negociacao caixa campanha 2024 7b918

A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) se reuniu com a direção da Caixa nesta terça-feira (2/7), em São Paulo, para a primeira rodada de negociação para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do banco. Na pauta, o fim das funções por minutos e da diferença de remuneração para funções correlatas, além da definição do calendário das negociações específicas.

A primeira cobrança dos representantes dos empregados foi de que a Caixa designe funções apenas de forma efetiva ou por substituição, e não faça mais qualquer tipo de designação por minuto, seja para o cumprimento de tarefas de caixas, seja de tesoureiros. A designação por minuto traz enormes prejuízos financeiros aos empregados, inclusive para fins de progressão na carreira, o que atrapalha a vida dos trabalhadores.

A CEE solicitou também que o banco equipare a remuneração de empregados que cumprem a mesma tarefa, mas que, devido a processos de reestruturação, passaram a ter remunerações diferentes.

Na minuta de reivindicações entregue à Caixa, os empregados também pedem a criação de um grupo de trabalho, com duração prevista de seis meses, para fazer a revisão dos atuais Plano de Funções Gratificadas e Plano de Cargos e Salários, visando corrigir diversas distorções criadas após a implementação de mudanças promovidas unilateralmente pela empresa e também pelas próprias mudanças previstas com as novas estruturas que estão sendo criadas, como as agências digitais.

Os empregados querem ainda que seja estabelecido um Grupo de Trabalho paritário, entre trabalhadores e o banco, para tratar dos parâmetros dos processos seletivos internos, bem como da sua transparência. Além disso, querem participar da formulação dos descritivos das funções, que constam nos normativos da Caixa e regem os processos seletivos internos.

Outra reivindicação importante é a negociação das regras e a aplicação dos programas de avaliações de desempenho com a representação dos empregados.

Calendário de negociações

A Caixa apresentou uma proposta de calendário para as negociações de renovação do ACT. As reuniões serão realizadas no dia seguinte ao das reuniões entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária. Com isso, a próxima reunião acontece no dia 12 de julho.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar