Menu
redes sociais 2023

COMUNICADO AOS BANCÁRIOS E BANCÁRIAS DE ILHÉUS

WhatsApp Image 2020 03 20 at 15.40.38 3f055

O Sindicato, em articulação com a Federação e o Comando Nacional dos Bancários, desde o início das comunicações referentes à emergência da pandemia do COVID-19, tem tomado várias medidas no sentido de alertar os bancos sobre a necessária prevenção à proliferação do mesmo.

Ainda no mês de fevereiro, alertados pela Vigilância Epidemiológica ligada à Secretaria Municipal de Saúde, oficiamos a todas as agências bancárias, solicitando a adoção das medidas sugeridas, em especial a disponibilização de álcool gel para os funcionários.

O Comando Nacional, através da Contraf, estabeleceu negociações com a Fenaban solicitando ações de prevenção, sendo que algumas foram acatadas, tais como controle de entrada dos clientes nas agências, liberação de funcionários dos grupos de risco, campanha de vacinação, reforço de limpeza nas áreas comuns, reorganização das atividades internas, divisão de equipes em locais diferentes para aumentar o distanciamento, entre outras. Também foi estabelecido um Comitê de Crise para avaliar novas medidas. Reivindicamos também Suspensão das demissões e cobranças de metas, além da Retirada dos bancários do serviço no autotendimento, no entanto ainda não houve acordo sobre esses temas.

Também através da Contraf, foi solicitado ao Banco Central a edição de normas determinando a uniformização das medidas preventivas a serem adotadas pelos bancos, bem como a regulamentação necessária às mesmas. O BC autorizou a flexibilização do horário de atendimento ao público e algumas medidas de contingenciamento, no entanto não determinou a uniformização de ações, o que consideramos insuficiente.

A Federação dos Bancários oficiou ao governo do Estado da Bahia, solicitando a determinação de medidas de contingenciamento do atendimento nas agências. Estamos aguardando retorno.

A Federação também está avaliando encaminhar à União dos Prefeitos da Bahia solicitação de que a mesma oriente os Municípios a emitir dispositivos legais determinando a suspensão do atendimento presencial nas agências e o contingenciamento do acesso às salas de autoatendimento, bem como a solicitação da presença de força pública de segurança para contribuir com a organização do contingenciamento.

O Sindicato está encaminhando às agências bancárias ofício solicitando a adoção urgente das medidas preventivas elencadas acima, se ainda não foram tomadas, bem como encaminhará às prefeituras dos municípios de nossa base territorial solicitando a adoção das medidas citadas acima.

Estamos acompanhando diariamente a evolução da situação em contato direto com a Federação dos Bancários e demais sindicatos.

Solicitamos que a categoria mantenha a tranquilidade, siga as orientações de prevenção e em caso de dúvidas, busquem os diretores do Sindicato nas agências e demais meios de comunicação direta.

Rodrigo Cardoso dos Santos

Presidente do Sindicato

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar