Menu
redes sociais 2023

Conferência dá início à luta dos bancários por mais direitos

A 18ª Conferência Nacional dos Bancários que aconteceu entre os dias 29 e 31 de agosto obteve bons resultados e contou com uma novidade. Essa edição foi precedida de um seminário sobre o sistema financeiro e a sociedade, que contou com a participação de diversos profissionais como acadêmicos, economistas, sociólogos e o do ex-presidente Lula.

Conferencia 2016 Emanoel 5315e

Os debates giraram em torno de soluções imediatas para tentar barrar o golpe e o enfrentamento geral a essa maré de ataque aos direitos trabalhistas, previdenciários e sociais, promovidos pelo Congresso Nacional e o governo ilegitimo de Michel Temer.

Em relação à campanha salarial, ficou acordado o índice de 5% de aumento real, PLR de três salários mais um valor fixo de R$ 8.317,90. A pauta de reivindicações foi mantida, com vários acréscimos no que diz respeito à questão da saúde, tendo em vista que esse problema tem aumentado bastante na categoria bancária. O modelo de campanha salarial unificada com mesa na Fenaban e a realização de mesas concomitantes nos bancos públicos foi reafirmada. Também ficou em processo para a próxima campanha, o um possível aumento no tempo da Conferência.

Sem esquecer o atual cenário político que está nas mãos do interino Michel Temer, ficou estabelecido em consenso nessa campanha o lema "Não ao golpe e fora Temer, em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores".

“Foi um debate bastante produtivo sobre a conjuntura política e serviu para enfatizar à todos, a gravidade do momento. Os bancários precisam estar na linha de frente da resistência ao golpe. É preciso mobilizar a categoria durante todo o mês de agosto e pressionar de todas as formas, para evitar que o impeachment seja consolidado. Um outro assunto que está sendo abordado é de uma possível greve geral no país para barrar essa ofensiva conservadora que está sendo colocada”, relatou o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar